sexta-feira, 25 de maio de 2012

SAFRA


Procuro a fé e o solfejo do ofício.
Anuncio em jornais, confiro dorso de livros,
beberico no bar, confesso pecados ao crítico.
Nada: a sombra vai onde a flor anda.

Debruço-me ao franco desafio
- tão branco papel!
Ou deito-me trancas ao assédio
 – música e fragor?
Contudo,
não sou de decidir súbitas decisões
nem de andar em linha reta.

Já fui pássaro bicando pedras.
Rendilhei ondas em migalhas
contra meu corpo, rocha.
E onda, espraiando-me
apaguei os rastros que em mim deixaram.
Já pensei ter pensamentos
por deixar marcas de pés na areia.

Esfreguei convés de navio estrangeiro.
Espargi incenso e crinas,
fui doce de coco,
lamento de flauta doce.
Mas já me arrependo
das linhas retas
e das curvas
e das que vão e voltam:
ainda sou pura.

Seria terra de promissão este Brasil virgo,
prometendo-se a forasteiros de toda várzea?
Virgem de largas ancas e pele selvagem
Indomada ainda que mil vezes deflorada.
Das largas ancas floresce meia ramagem,
meio sonho ainda sonhando pra lá do mar.

Aprendi com ancestrais uma gramática
Inversa
onde gênero e número se desencontram.
E dentre matérias do currículo escolar
tive lições sobre a cor da pele,
pela força da palavra do coro juvenil
- japona! Japona! -
e a devastação de estar à margem.

Nem por isso, ou por ter olhos miúdos,
policio a sintaxe de meu patriotismo
: é verde/amarelo o chão de minha pátria
 e, tanto por leste como por oeste,
 alcanço a ordem certa da gramática.

Vem do oriente o paciente saber;
do ocidente, a faina incansável do fazer,
caminhando todos na claridade do dever.

João, Juan, Hans, Tarô, Jirô, Saburô,
Todos. Plantados neste país.
Um chão assim elástico e distendido
cabe no peito com todo o clangor
de um sol por igual vertido
sobre o mosaico de sementes.

Os momentos se engendram,
nossa bandeira se desenha.
O futuro de nossa pátria
está se fazendo.Vem chegando
primavera de nova safra:
azáleas, rosas, margarida, jasmim
 escandalosas  em meu jardim! 

 todos os direitos reservados AKEMI WAKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário