quinta-feira, 31 de maio de 2012

A VIZINHA


Era uma mulher divertida.
Alegre, atarracada e gorda, arrancava gargalhadas de suas vizinhas. Muitas vezes por horas, como se outros afazeres não houvesse para aquelas donas de casa súbito infantilizadas, rindo e aplaudindo a comicidade da mulher. A calçada era um circo.
Vez por outra assisti ao espetáculo gratuito; divertia-me e, nem por sombra, pude adivinhar a escuridão dos bastidores daquela mulher tão pateticamente engraçada.
A primeira rachadura na porcelana de meu sorriso estalou quando percebi uma certa crueldade na platéia. Riam sim. Aplaudiam sim. Mas era da graça, da piada e da pirueta que as mulheres gostavam. De resto, havia apenas um desrespeito, quase imoral. Porque usavam o circo, usavam a mulher engraçada para readquirir composturas: o auto-respeito delas salvaguardando-se.
A segunda rachadura aconteceu quando a mulher percebeu, em mim, os vestígios da primeira.  Olhou-me com seriedade e, por detrás das luzes alegres de seu olhar, adivinhei um profundo negrume.
O que não esperava aconteceu: como um beato procura o vigário, ela me procurou. Suas confissões foram deitando por terra meus cacos de porcelana até que não restasse, de meu sorriso, senão um rosto nu diante da nudez de uma mulher aviltada.
Penso que foi uma atroz tentativa de salvação.
O que nem eu, nem ela, podíamos entender era a fatalidade.
Compreendíamos que um ser humano pode se tornar um invertebrado para amoldar-se às caixas de presente que a vida lhe oferece. Mas, por quê?
A redenção da mulher, por não compreender, é o picadeiro do circo.
Quanto à mim, é pela misericórdia que me redimo. 

Todos os direitos reservados AKEMI WAKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário